Região oferta 2,7 mil vagas de emprego em cinco meses

Levantamento da UEPG aponta crescimento da oferta de trabalho nos municípios dos Campos Gerais 

Um boletim publicado pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) da UEPG, organizado pela professora Augusta Pelinski Raiher, analisa a dinâmica de emprego nos municípios dos Campos Gerais entre janeiro e maio de 2019. Segundo o grupo de pesquisa, nesses cinco meses a região criou 2736 novos postos de trabalho.

Dentre os destaques, estão o município de Ponta Grossa, com a criação de 1008 novas vagas; Ortigueira, com 420 novos postos de trabalho; e Jaguariaíva, com a criação de 350 vagas. Somados, estes três municípios compõem 65% das novas vagas criadas na região no início de 2019. O principal setor responsável pelo crescimento do mercado de trabalho, segundo a publicação, é o de serviços, que criou 1047 novas vagas no período analisado, seguido pela construção civil, com 672 novos postos, e a indústria, com 404 novas vagas.

O crescimento também é verificado em âmbito estadual. No entanto, a dinâmica de aumento é superior na região dos Campos Gerais do que na média do Paraná. Em âmbito nacional, por sua vez, há um decréscimo na criação de vagas de emprego: foram 30.103 vagas a menos do que no mesmo período de 2018.

Compartilhar: