Personagem infantil desvenda mistérios do Buraco do Padre
Postado dia 27/02/2023Os livros “Chiquinho e Iana – em busca do tesouro perdido” e “Chiquinho poeta” serão lançados no dia 04/03, no Sesc Estação Saudade
Chiquinho D’Alembebe, personagem infantil presente em livros da escritora Marivete Souta, embarca agora numa aventura para descobrir os mistérios envolvendo o tesouro escondido no Buraco do Padre. O lançamento dos livros “Chiquinho e Iana – em busca do tesouro perdido” e “Chiquinho poeta” acontecem no próximo sábado (04/03), às 15h30, na biblioteca do SESC Estação Saudades, com entrada livre.
Criado pela própria autora em 2009, Chiquinho é um garoto tipicamente paranaense que mora no sítio, e apresenta curiosidade instigante por lendas e histórias do nosso estado. “Cresci ouvindo histórias da minha família de que tesouros foram enterrados pelos padres Jesuítas, mescladas com a lenda do Buraco do Padre, que agora eu trago nessa nova aventura do personagem”, revela Marivete. Na outra obra, Chiquinho e sua turma têm um encontro pra lá de especial com a dona Poesia.
O conhecido personagem já foi protagonista de outros 11 livros infantis, que viajam pelas lendas das Cataratas de Iguaçu, do Parque Estadual de Vila Velha, das araucárias e diversas outras que ajudam a contar a história do Paraná de maneira lúdica e divertida a partir do folclore.
“Chiquinho é um personagem criado espontaneamente e que ao passar dos anos obteve uma identidade e apresenta as raízes da região: um menino que mora no interior de Itaiacoca, distrito de Ponta Grossa, adora os bichos e a natureza, e agora é contador de histórias”, explica Marivete, ao revelar que Chiquinho nasceu das histórias que ela contava aos seus filhos quando crianças.
Os livros “Chiquinho e Iana – em busca do tesouro perdido” e “Chiquinho poeta” são ilustrados pelo artista Élio Chaves e foram editados pela ABC Projetos Culturais. A iniciativa foi aprovada no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), sendo viabilizado a partir do patrocínio da Copel, Continental do Brasil, Águia Florestal e Buraco do Padre.
Uma das novidades é que as duas obras serão acompanhadas de dedoches dos personagens, incentivando a interatividade, e fazendo com que as crianças recontem e recriem as histórias. Quem for ao lançamento também terá a oportunidade de assistir o próprio Chiquinho e sua turma contando as histórias, através do teatro de fantoches, além de receber mudas de hortaliças acompanhadas de mais ensinamentos.
CIRCULAÇÃO
Com projeto aprovado pelo Profice, o teatro de fantoches já foi levado às crianças das cidades de Palmeira, Irati e Imbituva. O consumo de alimentos saudáveis e frescos também foi abordado pela autora na turnê na região. Para incentivar as atividades práticas, o personagem do livro distribuiu mudas e hortaliças e ensinou as crianças a plantá-las.
As obras “Chiquinho e Iana – Em busca do tesouro perdido” e “Chiquinho Poeta” apresentam versões em audiolivro, que podem ser acessadas através do QR Code presente nas publicações. A ação foi pensada na acessibilidade de crianças com deficiência visual e não alfabetizadas, como forma de deixar os conteúdos mais inclusivos.
SERVIÇO
Quem quiser poderá adquirir cada uma das obras durante o lançamento por R$ 25. A participação no lançamento e no teatro de fantoches é gratuita.